uma amostra
detesto que me toquem à campaínha às sete e um quarto da tarde. às sete e um quarto as garotas já tomaram banho, o meu marido já está em casa e o jantar já se está a fazer. às sete e um quarto estou eu encostada á ombreira da porta da cozinha, a olhar para a relva do quintal e a fumar o cigarro da do fim da tarde. é sagrado.
ontem tocaram-me à campainha às sete e um quarto. furiosa, atravessei a casa de uma ponta à outra e abri. o rapaz tinha péssimo aspecto e disse:
- ando aqui a fazer um estágio e queria-lhe amostrar umas coisas?
- boa tarde - resmungo eu - boa tarde também se usa.
e acrescento:
- amostrar? mas o que palavra é essa? mostrar. é mostrar que se diz.
- ah... a senhora é professora?
- não, sou portuguesa.
- é que eu venho do porto e sabe como é.
- como é o quê?
- a maneira de falar.
- falar mal? deixe-se de desculpas e diga lá o que é que quer.
entretanto, abre um dossier cheio de pó onde, dentro de umas folhas plásticas, estão imagens de serviços de loiça, faqueiros, cobertores e afins. tudo do mais absoluto mau gosto.eu digo logo:
- olhe que eu não vou comprar nada!
- porque? a senhora não gosta de ajudar? a sua vizinha ajudou...
- eu quero lá saber da vizinha. eu não compro nada. ainda por cima você veio com uma conversa sem pés nem cabeça sobre estar a fazer um estágio. Acha que eu sou parva de acreditar em si? nem um cartão me mostrou... já olhou bem para o seu aspecto? acha que convence alguém?
- a senhora não gosta mesmo de ajudar pois não?
- não. com licença. - e fechei a porta
o mal educado emitiu um chorrilho de palavrões e foi pregar para outra freguesia.
detesto que me toquem á campainha às sete e um quarto.
4 Comments:
gostei particularmente da frase a rematar. :)
já está, sophia
eheheheh se calhar a ajuda era para um estágio de boas maneiras eheheheh
Ó Rita, aborrecia-me de sobremaneira o template do MG.
É que não conseguia ler nada com aquelas letrinhas piquerruchas.
Estou a dar uma vista de olhos neste de agora e, sim senhor, grande blog.
E este post é bestial.
Demoras muito a voltar? (Rosita, meinha querida, isto não é nada pessoal, ok?)
Enviar um comentário
<< Home