DO OUTRO LADO

20.5.05

teethGame

a do meio. sempre a do meio.

há uns tempos, uns dois meses, começaram a nascer-lhe dois dentes definitivos (os incisivos inferiores - que eu cá também sei o nome técnico das coisas) sem os dentes de leite abanarem um milímetro que fosse. Entretanto, de tanto "deixa lá ver isso", lá começaram, lentamente, a fazer de conta que se mexiam. mas nada que fizesse antever a necessária queda, dando espaço aos outros, os que já se viam.
vai-se com a criança ao dentista, que nem a vê, tal é o mar de gente no consultório, mas fica marcada uma consulta para que, caso não caíssem, saltassem da boca para fora à conta de um alicate e de uma porrada de euros.
salvou-nos o Joaquim. (O que eu gosto do nome Joaquim... mas se um dia tiver um filho-rapaz há-de chamar-se João, vá-se lá saber porquê. se me calhar outra gaja, é Luísa. NOTA auto-self-reminder - lá por estar aqui com este paleio não quer dizer que venha a ter mais filhos. mas também não sei o o que quer dizer).
ía eu no Joaquim. o Joaquim é daltónico e tem cinco anos. a Gina, de verdadeiro nome Virgínia (qual deles o melhor), é mocinha para os seus cinquenta e poucos e toma conta dos filhos dos outros.
ontem, chegando eu ao infantário, esbaforida e atrasada, que ali a mensalidade vale x até às tantas e y até às outras tantas e nós só pagamos até às tantas, aparece a Gina:
- ai minha rica senhora! nem sabe o que é que aconteceu?
- eu não! (já a pensar nalguma perna partida ou pior)
de repente, aparece a menina do meio:
- ó mãe! ó mãe! nem sabes o que é que aconteceu!

intriga. medo. adrenalina.

atropelam-se as duas com as palvras: correr-mão-sentada-joaquim-chão-sangue-lágrimas-dentes
- ó mãe, olha!
- ah! caíram-te os dentes, foi?!
- ai minha rica senhora! nem sei como isto foi acontecer... desculpe, sim? - suava a Gina, enquanto contorcia as mãos.

(Ai o dinheirinho que eu poupo no dentista. olaré, que já vai marchar um modelito todo catita para o casamento do Luisinho)

os dentes estavam embrulhados num guardanapo de papel e foi assim que me foram entregues. meti-os no bolso. de repente, a estúpida da fada dos dentes aperece-me à frente, toda cintilante, cheia de estrelinhas e põe-me mal disposta para o resto do dia:
"estás a ver se a miúda se esquece de mim, não é? andaste a prometer mundos e fundos para ela abanar os dentes, para ver se os dentes caíam.... quem te mandou falar em gameBoys e afins? agora estás tramada! ainda vais ter que ir comprar um gameBoy hoje que é para veres se tens juízo. e olha que te vai sair bem mais caro que a consulta no dentista"

levem-na! calem-na! dêem-me as gotas para ver se me passam as alucinações!

- mãe! hoje à noite vou pôr os dentes debaixo da almofada! e a fada vai-me trazer um GameBoy!
(pronto, estou tramada! tempo... preciso de tempo para organizar as ideias)
- olha, como tens dois dentes, deixas um esta noite e outro na próxima noite. assim recebes duas coisas. pode ser que nalgum dos dias a fada te traga o gameBoy.
- boa! assim engano a fada! é que se deixasse hoje os dois dentes, de certeza que ela só me deixava um presente! foi mesmo uma boa ideia, mãe.
- ora... as mães também servem para ter ideias assim...
-... maléficas? enganar fadas é maléfico, não é?
- (suspirei não respondi)

epílogo: ontem era completamente impossível ir comprar o que quer que fosse porque simplesmente não havia tempo. a garota lá deixou um dente e a fada brindou-a com um chupa-chupa e uma moeda de chocolate. hoje já convenci uma avó a patrocinar o gameBoy que, a esta altura, já deve estar comprado.

(vou deixá-las continuar a acreditar na fada. não lhes fal mal nenhum. mal fazem os doces que a parvalhona lhes deixa).

5 Comments:

At 5:20 p.m., Blogger Ana Rute Oliveira Cavaco protestou ...

lol.

 
At 5:44 p.m., Anonymous Anónimo protestou ...

VAIS TER UM SOBRINHO??? hehehe, cuidado com o que dizes! bjs para todos,

 
At 1:18 a.m., Blogger 100nada protestou ...

Saudades das tuas histórias com as princesinhas...:) Também não me parece mal a fada dos dentes. E o nome da hipotética filha seguinte também não. O R. foi Luisa até à amnio. :DD
(mas agora se tivesse uma filha, chamar-lhe-ia Flor...;))

 
At 1:19 p.m., Anonymous Anónimo protestou ...

eu também adoro o nome luísa, parece música.

 
At 4:08 p.m., Blogger Rita Quintela protestou ...

Vou ter um sobrinho????!!!

 

Enviar um comentário

<< Home