em trinta minutos
já vi tantos erros ortográficos e li tantos disparates que voltei a lembrar-me da minha ideia de fundar "A provedoria dos blogues que realmente me interessam".
Que é o caso deste.
Adenda - pela primeira vez não resisti a corrigir, em plena caixa de comentários, alguns dos erros mais básicos... Continuar a ler-se "come-se" em vez de "comesse" e similares, põe-me os cabelos em pé.
17 Comments:
Então é pena não teres corrigido mais três erros que existem nesse post... é que já que sabes detectar erros tão bem!
É uma pena! Que grande falha! Mas vou lá já.
Agradeço-te mais uma vez por aqui pelo teu outro blog, mas eu identifico-me!
Obrigada pela correcção!
Olá Rita,
Acho bem que prezes tanto o rigor da língua portuguesa. Infelizmente na era da linguagem SMS parece que o nosso português ficou esquecido, mas no entanto tens de convir que todos damos erros gramaticais ou apenas de sintaxe, e que nenhum de nós, inclusivé tu, está livre de publicar nada sem um único erro.
O que me espanta, é como no meio de tanto sentimento a única coisa que te apraz dizer, e de forma anónima, é apontar o único erro ortográfico que lá se encontra. E espanta-me mais ainda que o faças quando no dia anterior te fizeram de forma tão delicada o mesmo tipo de reparo, e porque eu também sei que os sabes fazer de formas bem mais discretas...
Por isso querida Rita, os teus reparos são de quem ama acima de tudo a língua mãe, mas dão a entender uma superioridade que não combina contigo... pelo menos, eu gostava de pensar que assim o é.
Para mim os blogs que interessam são os puros de sentimentos, que falam de si e não dos outros. Não os de escrita isenta de erros, que não são nada mais do que isso.
Neste mundo tão grande acho que há espaço para todos não?
Sandra
Rita,
a riqueza da vida, em todas as suas extensões, é podermos trocar e discordar opiniões. E, com a clareza com que apontas esta crítica, tenho a certeza que receberás também a minha.
Por mais inteligentes, bem sucedidos e importantes que algumas pessoas possam ser, reconheces-lhes o poder para decidirem a importância das coisas? Atribuis-lhes esse papel? Mais do que o abuso de criticar erros ortográficos (já no teu blog anterior comentei esta questão, pelo que te poupo ao mesmo discurso), suscitou-me curiosidade e estranhesa a referência a 'provedoria dos blogues que realmente interessam'... que realmente interessam a quem? A ti? Esses visitas tu todos os dias, linkas no teu blog, aconselhas e sugeres. E as restantes pessoas? O que lhes interessa a elas? Ou isso é irrisório e secundário?
Rita, tal como eu, és mãe. E um dia poderá haver alguém do outro lado a apontar-lhes ingratamente os seus erros. O valor e a validade da critica é trazer melhoria, acrescento, qualidade. E aí, sim, agradecerás as críticas que lhes fizerem. Quando forem criticas vazias de sentido melhorativo e valorativo não farão sentido.
Pensa nisso. Se é que o tema faz parte do que realmente interessa...
Olá Rita
Este mundo da blogsfera é de todos, dos que têm mais ou menos conhecimento, dos que nasceram com o dom da escrita e dos que não têm esse dom.
Existem pessoas que escrevem para registar pequenos momentos das suas vidas ( com filhos ou não) existem os que escrevem em termos de desabafo e existem os que escrevem para ser lidos. Não podemos querer excluir ninguém deste mundo nem seleccionar ninguém, claro que podemos e devemos escolher os que mais gostamos, os que não gostamos deixamos de parte.
Nestes grupos de pessoas podem existir pessoas que cometem erros por distracção, por não relerem o que escreveram ou por simplesmente pq não tiveram o previlégio de puder estudar ou não terem posses para aduirir livros para os lerem.
Temos de ser mais modestos, não digo que não devemos corrigir, mas existem muitas formas de o fazer, não foi tanto a correcçaõ que me indignou, mas sim a tua intençaõ de fundares a provederia.
Sempre gostei de te ler e penso que tens a capacidade para perceberes o que te tento transmitir e para fazeres as correcções de outra forma.
Ora nem mais, é assim mesmo!
Rita, acredito que haja muita coisa por aí que te irrite solenemente, como acontece a toda a gente. Mas no caso dos blogs, acho preferível não comentar e deixar de visitar do que criticar. Arriscas-te e expões-te demasiado ao assumires uma postura que não combina particularmente com a pessoa que eu conheço… mesmo que tenha sido apenas e só devido a um ataque súbito de mau feitio. Mas tu és mais do que isto amiga, eu pelo menos acredito que sim.
Beijinhos grandes.
Rita,
não foi o facto de me corrigires no meu blog uma palavra, mas sim a forma como o fizeste!
Para além de não assumires que eras tu, comentaste esse facto no teu blog, como forma de te justificares por não assumires onde o deverias ter feito!
Volto a agradecer-te o facto de me corrigires, e peço-te que o faças sempre que achares necessário. No entanto, espero que te identifiques e que não te voltes a vangloriar no teu cantinho...
Beijos
Cara Célia:
Foi realmente um erro meu não me ter identificado quando fiz a correcção. Já voltei ao seu blogue e esclareci a coisa.
Quanto ao que aqui escrevi, no meu blogue, mantenho tudo.
Obrigada pela sua cordialidade.
Deve ser coerente com o que escreve, logo deve manter... Mas não se julgue mais que os outros apenas por "tentar" não dar erros.
Com os meus cumprimentos,
Célia
Caros Rita q., caros amigos e amigas:
O meu blog é www.pipaterra.blogspot.com.
Volta e meia dou erros ortográficos.
Os meus posts aceitam comentários.
Está também lá identificado o endereço do meu mail.
Quem fizer a fineza de me ir lá fazer correcções ortográficas, será sempre bem vindo.
Pedro Jaime
p.s.: Este comentário não é para iniciar (estive mesmo para escrever despoletar, mas depois lembrei-me que não se utiliza neste contexto) nenhuma polémica, é apenas um pedido de ajuda. Não tem segundas intenções e é perfeitamente inócuo. Entretanto deixo aqui alguns sinónimos que vos poderão ser bastante úteis:
1) humor
1.
s. m.
qualquer substância fluida contida ou circulante num corpo organizado;
humidade;
~ aquoso:
(anat.) líquido que enche, em especial, a câmara anterior do globo ocular;
~ vítreo:
(anat.) substância transparente que enche a câmara posterior do globo ocular e que também se designa corpo vítreo.
(Do lat. humóre-, «líquido»)
2.
s. m.
disposição de ânimo;
temperamento;
índole;
veia cómica;
estar com os ~es:
estar maldisposto.
(Do ing. humour, «id.»)
2) ironia
s. f.
(gram.) figura de estilo que veicula um significado contrário daquele que deriva da interpretação literal do enunciado;
zombaria.
(Do gr. eironeía, «interrogação», pelo lat. ironïa-, «ironia»)
FIM
o que o pessoal gosta é de confusão. está tudo feliz.
Sou anonima simpática!!!!!
Concordo com a Ana Cavaco, o que o pessoal gosta é de confusão....
Não é mal nenhum corrigir e ser corrigida, então eu que sou um Às em dar erros e não me lembrar como se escreve algumas palavras...
Beijos Rita, continua adoro passar por aqui e ler as tuas histórias..
C.S.M.R
Pior, Pior!!
Xão akeles k eskrvem axim
C.S.M.R
Oh, Rita, tu não sejas fascista! lol É esse o preço da democracia... Que blogs é que interessam? Eu venho ao teu e tu vais ao meu! - e eles até parecem distantes (resta saber se são...) E quanto a isso de dar erros, oh minha ingénuazita!, fechava metade do país, tv, assembleia, etc... até que não era m... beijo, IO.
Enviar um comentário
<< Home