92 080 km²
É certo e sabido que este pequeno Portugal não está pequeno só de tamanho, não senhor.
O tamanho é geográfico e histórico, e não fossem homens de coragem, reis e cavaleiros a terem conquistado, palmo a palmo, a terra aos mouros, seriamos agora seguidores de alá.
O tamanho até que é maneirinho. Vai-se de uma lado ao outro em pouco tempo e sempre se arejam as ideias. O pior é o resto. É o tamanho das pessoas, o tamanho das ideias, o tamanho da vontade de mudar, o tamanho dos disparates, o tamanho da falta de vergonha e por aí fora.
E o tamanho da estupidez.
Há uns meses, por causa do meu mau feitio, a minha chefia directa chamou-me e pediu-me que explicasse as razões que me tinha levado a tomar a atitude xis. Expliquei-me com calma, educação e determinaçao e rematei com:
- Parece-me que a instiuição não terá nada de negativo a apontar-me, certo?
A resposta foi esclarecedora do sistema, uma luz no meu caminho:
- Olhe Rita, eu não estou aqui para elogiar ninguém, que os elogios não servem para nada. O meu papel é apontar-lhe os erros, compreende?
Olaré se compreendo! Este é um serviço público, conhecido e reconhecido e eu cá vou bulindo e rindo. Se calhar escuso é de me preocupar muito em ser produtiva, em ter ideias, em trabalhar um minuto que seja depois do toque do gongo; em suma, se calhar escuso de me esforçar. O lema seria: desde que me paguem ao fim do mês...
Felizmente não tenho feitio para isso e ao fim de um ou dois dias de desmotivação e consequente inactividade começo a sentir o cérebro dormente e esforço-me. Nos últimos cinco anos foram raras as vezes em que dei por bem empregue esse esforço.
4 Comments:
Olá Rita!
Descobri o teu novo blogue já há muito tempo, sempre leio e não comento, mas hoje não pude deixar de te dizer "Como te compreendo!!!" (porque infelizmente a mentalidade da maioria dos chefes e patrões é mesmo assim). É este o lindo país que temos, repleto de uma mentalidade tacanha, egoísta e cega e, acima de tudo, de espírito destrutivo.
beijinhos para ti
Susana
Típico...
Haja paciência!
Sei bem do que fala...
Minhas queridas Susana, Cat e AvóM . O pior é que não há grandes alternativas, não é? E depois não querem que este seja um país de resignados...
Enviar um comentário
<< Home