Garatujas de fim-de-semana #1
Passo o fim-de-semana a acumular ideias e a recarregar baterias ao sol. Vou juntando papéis indecifráveis na bolsa dos cigarros e só hoje, já a segunda-feira vai a mais de meio, me ocorre procurá-los. E leio, primeiro:
Greenpeace - Mitterrand
Relembro a notícia que ouvi Sábado à noite, já tarde e exausta daquele que foi um excelente dia em família (praia -piquenique-praia-alergia ao sol) e que me deixou boquiaberta.
Confesso que nunca tinha ouvido falar neste caso. Em 1985 eu tinha 14 anos e acredito que outros interesses se levantassem. Depois, mais tarde, passei a olhar para estes movimentos activistas com uma certa decsonfiança e só depois de pôr filhos no mundo é que se me abriram os olhos a outros horizontes - o mundo global, com tudo o que essa expressão inclui.
Talvez por isso a indignação de Sábado à noite, ao saber que um dia um presidente de um estado democrático manda explodir um barco onde se luta por um mundo melhor. Nesse barco, por infeliz acaso, está um português a trabalhar. Por acaso, infeliz, esse português morre. Por acaso os tipos que sabotaram o barco são presos. Nada que não merecessem mas vem agora a saber-se que quem merecia o castigo era o outro carrasco.
1 Comments:
Pois é, oh pikenita... eu lembro-me bem deste episódio, pois estava a vindimar no sul de França, em 1985, quando o então 1º ministro socialista Laurent Fabius veio à TV pedir desculpa... tinha sido apanhado com o rabo na botija... - um beijo, uma que na altura tinha 28 anos LIVRES!!
Enviar um comentário
<< Home