A minha água é melhor do que a tua e ponto final.
Palavra de honra que no fim daquilo tudo, quando o Nando já estava quase a chorar, eu senti pena dele. E depois dormi que nem uma pedra, tal foi a catárse de ideias e palavras que descarreguei em cima daqueles pobres coitados.
Dela não soube o nome. Soube apenas que se amam, ela e o Nando, tratando-se por "amor", entre os pratos sujos e as panelas vazias da minha cozinha desarrumada.
Vieram mostrar-nos um filtro de água. - Que a água que os senhores bebem está toda contaminada! As pessoas das étares adormecem por lá e não tratam a água...
Filtra daqui, ferve dacolá, reagente para dentro do copo, electrólise que não funciona.
- Mas diga-me lá, pergunto eu - que reagente é esse?
- É O reagente
- Tá bem - suspirei - mas QUE reagente? O nome?
- Ai isso não sei...
Mais adiante, fala-me em bactérias filtradas, micras de diâmetro, vírus maléficos.
- Mas o senhor sabe que há coisas na água que são importantes? O ferro, o flúor...
- Não não.... Isso tem que se tirar tudo!
- Vá... continue lá mas olhe que eu só tenho mais um quarto de hora (cheguei a um ponto em que percebi que não valia a pena argumentar mais. Estavam a tentar vender um produto que, à partida, até me pareceu útil, mas deitaram tudo a perder por não saberem patavina do que estavam a explicar. Mais tarde, em conversa com o meu marido, acedi em concordar que aquele paleio pseudo-científico será mais do que eloquente para grande parte dos eventuais compardores).
Lembro-me ainda do Nando a referir os países de leste, um molho de países, como se não tivessem individualidade, e de se referir ao sub-desenvolvimento. E provavelmente à qualidade da água. Mas agora já não consigo fazer a associação do filtro aos países. Também falou em poças de água contaminada e no calor e no disparate que era ferver a água para dar aos bébés e, provavelmente, outras coisas que não ouvi porque estava derretida a vê-la a ela, à mulher do Nando, a pegar no dossier e a mostrar-me por A + B que a água que eu bebia era mesmo má.
E a cereja no topo do bolo?
- Então a senhora põe aqui o filtrozinho com as duas torneirinhas e tal e tal e bebe a água muito boazinha e tal e tal.
Pergunto eu?
- E o depósito?
- Ah... Isso vai directamente para o esgoto
- Tá parvo? Então e depois entra outra vez no ciclo da água, com os homens a dormirem nas etares e etecetera etecetra?
- Pois....
(Suspiro suspiro suspiro.
Aguenta. O homem está a fazer o dele, isto é provavelmente o ganha pão para a boca dos filhos, ouve lá o que ele te diz...)
- E isso quanto é que custa?
- Blá blá blá e prestações e blá blá blá sem juros e blá blá blá
- Sim... mas quanto custa?
- Mil duzentos e cinquenta euros mais cinquenta por ano de manutenção
- Vigésima quinta prioridade - respondi. Mas temendo que aquelas duas alminhas não tivessesm entendido, acrescentei:
- Antes de comprar uma coisa dessas, há outras vinte e quatro muito mais importantes....
Diz a mulher do Nando, olhando em volta para a cozinha mobilada, as janelas enfeitadas de cortinas, os quadros nas paredes, os electrodomésticos e sei lá que mais:
- Nós lá em casa não temos nada disto, nem máquina de lavar loiça, nem candeeiros, nem cortinas nas janelas, mas temos um filtro destes!
- Olhe que sorte a sua! - não resisti a dizer
Depois foram-se embora.
Eu peguei num copo, abri a torneira, enchi-o até cima e bebi.
4 Comments:
:D
(tiveste mesmo de os receber? há dias veio um homem vender tapetes persas antigos. nem lhe dei hipótese de entrar ou mostrar o que quer que fosse: "não quero nada! bom dia!")
Rita esqueceste de dizer ao Nando e á sua consorte que bebes sempre 10 goles de água seguidos, isso podia ter ajudado. Lol.
Amei este post! :D
E também já me aconteceu irem lá fazer precisamente a mesma coisa, elctrólises para ali, electrólises para aqui, para me mostrarem que uso uma água péssima. Mas foi tudo muito bem explicadinho, muito profissional. Só que, lá está, as 24 prioridades...
Um beijinho.
Engraçado! Eu tive a mesma reacção. Depois de uma visita semelhante só tive vontade de abrir a torneira e beber água! O sistema de marcação destas visitas, (imploradas por amigos à busca de descontos ou sei lá o que é que eles ganham com isso)daria outro bom post!
Enviar um comentário
<< Home