É uma pena
e é muito mais difícil quando também arde o que é nosso.
Desde pequena que me lembro de, todos os anos, haver um fogo ou outro, rapidamente controlado pelos moradores mal o sino começava a tocar a repique. A casa, no meio de hectares e hectares de floresta, sempre foi o porto de abrigo de uma família unida e que ali se junta para as maiores celebrações da vida.
Ontem o fogo grande chegou lá perto. "Lá" fica no concelho de Pombal, onde o inferno das chamas come as nossas árvores e leva para sempre a paiagem que gostava que as minhas filhas conhecessem.
A minha avó tem 83 anos e vive lá. Apesar da idade, ocupa sózinha uma casa que de vez em quando se enche de gente - filhos, netos e bisnetos. Ontem, pela primeira vez em 83 anos, teve que sair de casa e ir dormir em segurança a muitos quilometros dali.
À distância, a família viveu minutos de pânico, uns enormes e longos minutos, quando a rede de telefones impediu qualquer tipo de comunicação. Depois, a lembrança de um número de telemóvel acalmou-nos e conseguimos falar com outra pessoa. "Está tudo bem..." - numa voz cansada, sem esperança e consumida.
À noite, antes de me deitar, viam-se chamas descontroladas a poucos quilómetros de casa, da minha casa. À volta de Aveiro também está tudo a arder. Passei a noite sobressaltada, a acordar a cada sirene que passava na estrada. Nesta manhã, nesta irrespirável manhã, o céu estava assim:
4 Comments:
É verdade Rita o distrito de Leiria arde sem parar, eu estou a 40 Kms de Pombal e a 15 Kms de outro incêndio do distrito de Leiria, não se consegue respirar e é só cinzas pelo ar...muito triste mesmo....
Carla
Dói tanto ver este inferno à nossa volta :(. Moro bem perto de ti, por cá as coisas também estão insuportáveis. E vimos o perigo bem perto de nossa casa, felizmente tudo foi controlado, pelo menos para já. Mas posso dizer-te que agora estão pelo menos 100 habitações roeadas de fogo.
Espero que a tua avó regresse e a casinha dela esteja intacta.
Bjs
e tantas vezes só podemos olhar e esperar que a sorte jogue a nosso favor, a favor do que é nosso.
um beijinho grande e espero que o fogo não resuma apenas a tuas as recordações que falaste
Sónia
: (
Enviar um comentário
<< Home