E se, em vez de ser irónica, eu tratasse os bois pelos nomes?
Recapitulando: eu sou funcionária pública e ganho uma miséria com três dígitos, sendo que o primeiro é um sete. A um de Setembro mudo de escalão. Uns trocos a mais ao fim do mês e dos quais nem dou conta, tal é o desfasamento em relação à inflacção real.
Todos os dias ás nove da manhã desço ao bar, peço um café, despejo o açucar, mexo, pouso a colher no pires, pego na chávena com a mão esquerda e nos cigarros com a mão direita e saio do bar. Não se fuma, no bar. Vou par o corredor, bebo o café, fumo um cigarro e espero que ninguém passe por mim para que eu possa gozar os meus primeiros três minutos de sossego desde que o despertador tocou ás sete da manhã.
Hoje passou por mim a dona D., que imagino ter uns cento e trinta e oito anos mas a quem tem sido recusada a refoma ano após ano. Disse, com ar pesaroso:
- Olhe... Preciso de falar consigo. Quando puder passe lá no meu gabinete.
Achei que era alguma coisa relacionada com cartões da ADSE, recibos de pediatra ou outra burocraciazinha qualquer. Mas não.
- Sente-se menina. Sente-se que a notícia não é boa....
(Mas que má notícia me poderia dar a criatura? Para mim, más notícias são mortes e doenças, para o resto vai havendo solução...)
Começou a contar a história da aposentação dela, que estava para lá perdida há não sei quanto tempo, mais a contenção, as leis e o défice.
- Leu o decreto-lei, menina?
- Mas qual decreto????
- Ah... não leu...
- Ó senhora, diga lá o que é que me quer dizer!
Disse.
Disse que, conforme previsto, eu tinha subido de esclão (seja lá o que isso for) mas que depois tinha havido uma directiva interna para aquelas pessoas cuja subida fosse posterior a trinta e um de Agosto fossem contactadas e avisadas que a decisão tinha sido revogada.
- Está a ver a lista, menina? São oito pessoas! Oito pessoas a quem eu tenho que dar esta notícia.
Passei os olhos pela lista. Vencimentos de quatro dígitos em que o primeiro é, pelo menos, dois.
"Deve-lhes fazer cá uma diferença...."
- Mas quem é que tomou essa decisão?
- Foi fulano de tal.
- Mas foi uma decisão daqui ou do ministério?
- Foi da casa, menina...
- Obrigada, dona D.
Subi a escada, sentei-me e fiz as contas ao número de horas que correspondem à diferença que me vão descontar no próximo ordenado e tenho direito a estar aqui uma porrada de dias sem trabalhar.
Isto é que vai ser por a escrita em dia, olaré!
E se isto é uma má notícia, eu vou ali e já venho!
10 Comments:
Não sei se isso é legal (pelo menos a parte do desconto do que já pagaram).
:|
Dizes bem: isso é que vai ser pôr a escrita em dia, olaré! Qui ça, até, uma folgazita para vires até lisboa ao almoço prometido e desmarcado e ansiado e não sei quê à conta do dito decreto (olaré!) e lindo, lindo era apresentares a factura da lagosta e da dúzia de imperiais e da mousse de ananás e dos cafés à dona D., à laia de despesas de representação. Olaré, isso é que era!...
Ó p'lo amor de Deus... Anda tudo a brincar, ou quê?? Irra que essa até me tirou do sério. Depois queixam-se dos funcionários públicos!
Diz-me lá o nome do gajo que a gente pode não ter muito dinheiro, mas sempre se conseguem 50 contos para arranjar um gajo que parta a rótula ao tipo.
Vá, diz lá?
no comments
Pelo amor de Deus...pffff
Começo a achar que isto é uma piada, uma anedota, que nos andam a testar só para nos dizerem daqui a uns tempos..."andavamos a gozar com a vossa cara, a exagerar na parvoice para ver a vossa reacção...mas foi só uma experiência de cariz cientifico não nos levem a mal".
Bem acho que fazes bem em aproveitar o tempo "livre" para o que te der mais gozo...eu teria a mesma reacção (e depois venham falar de produtividade...pois sim...pfff!)
desculpa lá o desabafo mas estas coisas tiram-me do sério!!!
beijinhos
ps- como foi o regresso(ou inicio) às aulas? Cheio de emoções novas não? ;)
bahhhhh para esses tipos todos!!!
PS - Finalmente (re)descobri-te! ;) Bjs para todos(as)
Todos(as) uns queridos!
Ao menos estou-me a rir.... E gostei tanto da ideia de partir a rótula ao tipo.
Beijo
Decisões dessas não podem ser da casa, era o bom e o bonito. Opá, queres que mande uma seita???
Enviar um comentário
<< Home